Segundo dados do IBGE, a população acima de 60 anos tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. Ou seja, o brasileiro está vivendo mais, e por isso é necessário dar devida atenção à questão da qualidade de vida dos idosos.

Sabemos que as pessoas dessa faixa etária enfrentam uma série de problemas. Entre eles, podemos destacar a dificuldade de locomoção nas ruas e os riscos de quedas; assistência precária nos postos de saúde e hospitais públicos; e até a falta de capacitação profissional de cuidadores de idosos.

Cabe aos familiares e aos cuidadores de idosos promoverem o bem-estar físico e emocional das pessoas da terceira idade. Por isso é importante estimular e incentivar algumas atividades do dia a dia para que os idosos possam viver melhor.

Se você quer saber como proporcionar melhor qualidade de vida dos idosos, continue lendo o texto e descubra como isso é possível!

Incentivar a prática de atividades físicas

Desde que haja autorização dos médicos responsáveis, o idoso deve ser estimulado a praticar atividades físicas, que são importantes para:

  • manter o peso equilibrado;
  • fortalecer os ossos e os músculos;
  • ativar a circulação sanguínea;
  • promover melhor oxigenação cerebral.

Estimule o idoso a caminhar pelas ruas próximas e não deixe de acompanhá-lo nesses passeios. Também o incentive a praticar alongamento, musculação e hidroginástica sempre que possível.

Estimular as atividades sociais

As pessoas mais velhas tendem a se isolar, pois estão aposentadas ou apresentam alguns problemas de saúde. No entanto, é muito importante que eles permaneçam ativos nos meios sociais.

Algumas ações que o cuidador pode fazer a fim de estimular a vida social do idoso são:

  • promover encontros com colegas e familiares;
  • levá-lo a festas no bairro e na comunidade;
  • desenvolver atividades em grupos (com dinâmicas e brincadeiras).

Investir na capacidade intelectual

Sabemos como é importante investir em nossa capacidade intelectual ao longo da vida. Porém, o declínio cognitivo costuma dar sinais mais evidentes depois dos 60 anos, e daí a importância de manter o cérebro ativo. Sendo assim:

  • incentive a leitura de livros, jornais e revistas;
  • promova atividades que estimulem a mente, como jogos de tabuleiro e palavras cruzadas;
  • converse com o idoso sobre assuntos da atualidade.

Enfim, não deixe que ele fique apático e depressivo!

Promover a boa alimentação

Alimentação rica e balanceada deve ser prioridade na terceira idade, pois o organismo tende a perder nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo. Sempre sob orientação de médicos e nutricionistas, a dieta tem que ser seguida à risca e nos horários marcados.

Evite os alimentos congelados e prepare pratos coloridos com folhas e legumes frescos. A comida deve despertar o apetite, seja por meio das cores ou dos aromas. Ofereça frutas como opção de sobremesa e nos lanches da tarde. Comer bem é direito do idoso!

Qualidade de vida dos idosos é uma questão que deve ser levada a sério por toda a sociedade. Segurança, saúde e bem-estar são pontos importantes para que eles tenham condições de viver bem em qualquer lugar. Sempre os trate com o carinho e o respeito que eles merecem!

E então, se interessou pelo assunto? Entre em contato conosco e saiba mais sobre a função de cuidador de idosos. Estamos esperando por você!

Escreva um comentário

Share This