Um bom cuidador deve saber: A terceira idade impõe uma série de limitações aos idosos. Além de eventuais problemas de saúde, a solidão acomete muitas pessoas acima dos 65 anos. Infelizmente, as perdas e o desprezo da família tornam-se fatores recorrentes nessa fase. Segundo o IBGE, atualmente, a expectativa de vida dos brasileiros é de 75,8 anos, em média. Os dados mostram que estamos vivendo mais e, a princípio, isso é muito bom, não é mesmo? No entanto, viver mais não implica, necessariamente, viver bem.

No artigo de hoje, vamos apontar algumas dicas de como o cuidador de idosos pode ajudar seus pacientes a evitarem a solidão na terceira idade e, consequentemente, combater a depressão. Confira!

Promova a boa autoestima

Estimule o idoso a falar de seus êxitos passados, assim como de suas frustrações. Conversar com alguém faz com que ele perceba que seus valores e princípios ainda vivem dentro dele.

Outra dica é promover a autoaceitação por meio de um diálogo leve e informal. Mostre ao idoso que cada etapa da vida exige de nós certos comprometimentos e que as limitações da terceira idade não devem ser encaradas como um problema.

Encoraje-o a estar junto da família

Uma das maneiras de evitar a solidão na terceira idade é explicar para a família a importância de estar próximo ao idoso. Também mostre como é relevante conversar com ele e saber de suas atividades. É dessa maneira que o paciente sente-se mais querido e protegido.

Também demonstre ao idoso que estar junto de seus parentes é um modo agradável de passar o tempo, contar histórias e saber o que eles estão fazendo. Arranje maneiras de promover os encontros sempre que possível.

Incentive a prática de atividades esportivas

Desde que não haja restrições médicas ou limitações físicas, o cuidador de idosos deve estimular o paciente a praticar atividades físicas. Sabemos o quanto elas são fundamentais para manter um bom condicionamento físico e elevar a autoestima.

Programa-se para acompanhá-lo em caminhadas, estimule-o a participar de aulas de hidroginástica e natação ou mostre os benefícios de praticar o alongamento. O importante é manter o idoso ativo!

Estimule a convivência social

O paciente da terceira idade precisa interagir com as pessoas. Deste modo ele não se sente excluído do meio e pode compartilhar suas ideias e opiniões com os outros. Cabe ao cuidador de idosos organizar passeios ao ar livre, acompanhar o paciente em festas e promover eventos, tais como teatros, museus e livrarias, por exemplo.

Sabe-se então. que o cuidador de idosos deve dispor de bastante paciência e mostrar muita disposição para atuar no cargo. Não são somente as atividades práticas. Como ministrar medicamentos e garantir boa higienização dos idosos, que o tornam um bom profissional.

Estar atento às necessidades psicológicas de seus pacientes deve fazer parte da rotina do cuidador de idosos. Afinal, promover a saúde e o bem-estar de seus pacientes. Evitar a solidão na terceira idade são compromissos do ofício!

Se você gostou do artigo de como prevenir a solidão na terceira idade e quer saber mais sobre o assunto:

Siga-nos no Facebook e Instagram!

Escreva um comentário

Share This