Em um cenário tão dinâmico e competitivo como o atual, é cada vez mais comum a busca por oportunidades de carreira diferenciadas e específicas. Assim, a profissão de cuidador de idosos tem se destacado entre as áreas de atuação mais valorizadas no mercado de trabalho.

Muitas famílias não se sentem preparadas para tomar conta de pessoas com idade avançada, afinal de contas, apesar de muito especial, a velhice é uma fase da vida que exige acompanhamento e cuidados peculiares, ainda mais se o idoso for acometido por doenças próprias da idade. Por isso, a atividade na área tem se apresentado como uma excelente oportunidade profissional.

Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura e descubra por que investir em uma especialização para cuidadores de idosos com doenças mentais.

Por que se especializar na área de cuidador de idosos com doenças mentais?

Segundo o IBGE, entre 2012 e 2017 o número de pessoas na terceira idade cresceu cerca de 18% no Brasil — e a perspectiva é que essa taxa se multiplique ainda mais nos próximos anos. Além desse aumento significativo, o avanço de doenças que afetam a população idosa também é considerado uma realidade cada vez mais comum.

Nesse contexto, os portadores de doenças mentais, como Alzheimer, Parkinson e esquizofrenia, demandam cuidados ainda mais especiais, já que eles precisam de auxílio para a maioria das tarefas diárias relacionadas à alimentação, higiene e locomoção, por exemplo.

E como a maioria das famílias nem sempre está preparada para cuidar de um ente nessas condições, os cuidadores de idosos com doenças mentais têm se tornado cada vez mais necessários. Assim, o mercado de trabalho tem disponibilizado boas oportunidades para quem decide investir em uma especialização na área.

Já em termos de salário, de acordo com a Catho, a remuneração média no País é de R$ 1.231,46. No entanto, algumas condições aumentam consideravelmente a possibilidade de receber um valor mais atrativo, como as exigências do paciente, a experiência na função e uma boa qualificação profissional do cuidador.

Quais são as principais razões para se tornar um cuidador de idoso?

Além das oportunidades e da possibilidade de trabalhar com um público tão especial, existem diversos outros motivos para investir na especialização para cuidadores de idosos que desenvolveram doenças mentais. A seguir, confira as principais razões.

Foco total em uma área

Embora o cuidador desempenhe inúmeras funções no exercício da profissão — administração de medicamentos, prestação de atendimento de primeiros socorros e amparo na realização de exercícios físicos, por exemplo —, seu principal objetivo é garantir a qualidade de vida das pessoas que estão na terceira idade, mantendo, assim, foco total em uma única área.

Maior capacitação

Além de se qualificar para atuar como cuidador de idosos, o profissional que se especializar no atendimento de pacientes com doenças mentais vai adquirir uma capacitação ainda mais específica e direcionada. Isso significa que ele estará apto a enfrentar os mais variados desafios em sua ocupação.

Maior confiança

Em sua especialização na área, o aluno aprende as principais habilidades, competências e responsabilidades do cuidador de idoso, como treinamento comportamental, prevenção de acidentes e cuidados gerais com o paciente, ou seja, conteúdos fundamentais para que ele possa exercer a profissão com confiança, qualificação e eficiência.

Aumento da experiência

Nesse tipo de atividade, o cuidador não lida apenas com o idoso, mas também com os demais membros da família. Toda essa vivência é responsável por aumentar de maneira considerável a bagagem, o conhecimento e a experiência do profissional — além de prepará-lo para qualquer tipo de situação inerente à profissão.

Como você pôde ver, a especialização em cuidadores de idosos com doenças mentais é uma excelente forma de conquistar uma carreira de sucesso, afinal, o mercado de trabalho tem oferecido boas oportunidades para os profissionais dessa área.  

No entanto, para ser um cuidador qualificado e bem-sucedido, é fundamental realizar um curso conceituado, reconhecido no mercado e que ofereça os melhores conteúdos aos estudantes. Dessa forma, eles estarão aptos para proporcionar mais qualidade de vida e bem-estar aos pacientes.

Que tal realizar uma especialização em cuidadores de idosos com doenças mentais com a marca mais reconhecida no assunto? Procure o curso oferecido pela Dila Oliveira e faça sua matrícula ainda hoje.

Escreva um comentário

Share This