Osteoporose: o que é e como enfrentá-la

Conheça os sinais dessa doença silenciosa

Osteoporose é a perda acelerada de massa óssea, que ocorre durante o envelhecimento. Provoca a diminuição da absorção de minerais e de cálcio. Isso gera fragilidade dos ossos e aumenta o risco de fraturas.

É uma doença silenciosa e por isso estamos fazendo este post para te ajudar a reconhecer os sintomas e dar dicas que irão ajudar.

  • Dor lombar
  • Uma perda gradual de altura e uma postura inclinada acompanhante.
  • Fraturas da coluna vertebral , punho ou quadril.
  • Dor nas costas ou grave súbita, o que pode indicar uma fratura de compressão vertebral causada por osteoporose.

Radiografias dentárias revelam uma perda óssea na mandíbula, o que pode ser um sinal de osteoporose.

A confirmação da doença é obtida através do teste de densidade óssea, que mede a quantidade de ossos que você tem nos quadris e na coluna.

Assim como a vitamina D, o cálcio tem um papel importante na manutenção da saúde óssea. No entanto, o mineral só é metabolizado pelo organismo quando a vitamina D está presente. É absorvido no intestino que intermedeia o processo graças a vitamina D, ou seja, na ausência dela não existe absorção mesmo ingerida na forma de suplementos.

Para absorção da vitamina D é necessário tomar sol; para absorção do cálcio é necessário a vitamina D, ou seja, viva o sol!

Seu médico deve ser consultado para ajudá-lo a saber se você está recebendo quantidade suficiente de vitamina D.

Dicas:

Seu corpo precisa de cálcio para funcionar. Quando não tem o suficiente, extrai de seus ossos. Não obter cálcio suficiente pode levar ao enfraquecimento do destes e aumenta sua chance de fraturas.

Seus ossos estão vivos por um ​tecido que armazena cálcio e outros minerais. Até os 30 anos, seu corpo construirá tecido ósseo mais rápido do que você perderá. Depois dos 35 anos, o processo começa a se reverter, levando a uma maior chance de osteoporose.

Saiba mais!

Se você tiver mais de 50 anos, o exercício físico ajuda a retardar a perda óssea e também pode aumentar a massa muscular. Se você tem osteoporose, tente exercitar por 30 minutos na maioria dos dias. Aproveite as oportunidades para se movimentar ao longo do dia, faça​ uma curta caminhada ou dance sua música favorita.

Cerca de 80% das pessoas com osteoporose são mulheres As mulheres que passam pela menopausa e isso as tornam mais propensas a ter osteoporose. Nesta fase, o hormônio estrogênio ajuda a proteger os ossos.

Você pode ter ouvido falar que os exercícios de peso ajudam a fortalecer os ossos, mas isso não significa que você precise erguer halteres. Qualquer exercício que você faz impactando os pés no chão* força seus ossos a suportar seu peso ajudando a saúde deles. Caminhar, correr,  fazer aeróbica ou musculação são boas opções para a maioria das pessoas. Mas verifique com seu médico primeiro.

O histórico familiar, idade e sexo são facilitadores para a chegada da doença.

Mas há muita opção que você pode fazer para proteger seus ossos e mantê-los fortes,  veja:​

  • Beber leite.
  • Comer alimentos ricos em cálcio e vitamina D.
  • Exercitar-se regularmente.
  • Ingerir fruta e legumes.
  • Beber com moderaçã
  • Tomar sol

Enfim, se você tem osteoporose ou histórico familiar da doença, pratique exercícios físicos, tome sol, abuse dos alimentos com cálcio e vitamina D.

O tratamento não é tão mal, não é mesmo?

*Pesquisa realizada na Universidade da Flórida

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