“No meu tempo…”.

A expressão bastante utilizada pelos “mais velhos” vem do período de vivência dos idosos, principalmente dos nossos pais e avós. Seja qual for a fase, ela está cada vez mais ultrapassando a ideia de que certas idades são superiores às outras.

Cada um tem o seu tempo e o resultado dele em cada pessoa deve ser o mais saudável e produtivo.  É o que chamamos de amadurecimento humano.

O amadurecer é forjado ao longo da vida como um processo interno assimilado com diferença a cada indivíduo.  Através das suas experiências e de situações que transitam para seu o crescimento com o melhor controle das emoções,  passamos a conhecer as próprias limitações para tomadas de decisões com mais segurança.

A idade madura traz a oportunidade de uma nova relação com a vida, uma atenção maior com o “cuidado” em todos os aspectos.

Mas antes de tudo, o tempo reúne possibilidades do “autocuidado”, principalmente com a saúde, promovendo a melhor qualidade de vida. O bem-estar que todos procuram em todas as épocas.

O nosso corpo e a nossa mente devem seguir juntos alinhados para acompanhar as transformações que o mundo se enquadra e segue renovado. Assim, o ser humano não se prende ao passado com dores físicas e psicologicamente ferido.

Mas qual é o seu tempo?

O meu tempo é o agora, por mais que haja saudade por algo do passado.

O tempo, agora, é de cuidar do outro em sua mais extensa definição. É tempo de compartilhar saberes com quem esteja aberto para o aprendizado. É tempo de ensinar o que pode impulsionar o outro para as suas conquistas.

Mas e você? Está preparado para a tarefa?

É tempo de cuidar do outro como cuidar de si mesmo.

A tarefa para cuidar de outra pessoa não é fácil porque exige no presente a valentia e generosidade. Requer conhecimento de cada um para a prática das mais diversas ações  – ajudar, dar, entregar, contribuir, alimentar, estender a mão, escutar, proteger, acudir e abraçar.

Por isso, cuide-se para poder cuidar do outro com tempo, dedicação, esforço e responsabilidade.

 

Se precisar de alguma informação, entre em contato pelo Whatsapp. 

× Fale com a Dila!