Cuidar de idosos a noite não é uma tarefa simples. Tanto o familiar responsável como o cuidador profissional precisam ter habilidades e preparo adequado para desempenhar um bom papel.

Além de ser o momento para descansar, durante o sono, o organismo aproveita para regenerar e reparar as funções fisiológicas. Entretanto, essa reparação não ocorre mais com tanta eficiência na idade avançada.

Por isso, é preciso cuidar para que o sono do idoso tenha boa qualidade, promova o bem-estar e a longevidade saudável.

Quer saber mais? Confira nossas 5 dicas fundamentais para auxiliar no cuidado com idosos à noite. Boa leitura!

1. Deixe o ambiente agradável

Para garantir uma boa noite de sono é necessário que as condições sejam favoráveis, correto? Detalhes como colchão e travesseiros de boa qualidade não podem ser ignorados. Para o idoso dormir bem, a coluna e o tronco devem estar alinhados para facilitar a circulação sanguínea. 

Além disso, mantenha o quarto seja bem limpo, arejado, climatizado, com o mínimo possível de claridade e sem ruídos. Tais cuidados são essenciais para melhorar a qualidade do sono na terceira idade.

2. Entenda que cada idoso é de um jeito

Muitos idosos se queixam de dificuldade para dormir, já que não conseguem pegar no sono com facilidade. Para minimizar essas questões convém organizar a rotina do idoso, de modo que ele faça alguma atividade física ou se envolva em tarefas para a terceira idade. Essas atividades devem ser feitas, preferencialmente, pela manhã.

Normalmente, os idosos fazem menos exercícios físicos ou dormem durante o dia. Isso faz com que o corpo deles canse menos, o que dificulta o sono noturno. Vale lembrar que cada idoso é de um jeito, e tem suas peculiaridades. Tenha uma conversa aberta e descubra a melhor maneira de auxiliá-los.

3. Evite atividades que prejudiquem o sono do idoso

Algumas atividades podem comprometer o sono do idoso. Evite caminhadas, fisioterapias ou quaisquer exercícios físicos no final da tarde ou antes de dormir. Ter horários regulares para alimentação, banho e repouso são essenciais à manutenção de uma rotina saudável.

4. Fique preparado caso o idoso queira ir ao banheiro

Na idade avançada, existem diversas questões que podem provocar o maior número de despertares à noite, como vontade de urinar, sono superficial e problemas respiratórios. Por isso, a responsabilidade de cuidar de idosos à noite requer atenção especial para auxiliá-los nesses momentos.

5. Esteja atento para um eventual problema ou emergência

O cuidador de idosos precisa estar atento caso surja alguma eventualidade ou situação de emergência que exija o encaminhamento do acompanhado ao hospital. Normalmente, pacientes com crises recorrentes de apneia, doenças graves e problemas cardíacos merecem atenção especial.

Nesse contexto, o cuidador deve se atualizar quanto aos cuidados médicos que o idoso necessita para prestar um serviço de qualidade. Saber qual a conduta mais adequada diante de uma emergência pode salvar vidas.

Percebe-se, por fim, que a tarefa de cuidar de idosos à noite exige o desenvolvimento de diferentes habilidades. Além disso, é necessário também alguns conhecimentos específicos e preparo técnico para assegurar que o idoso tenha um sono tranquilo e saudável.

Gostou desse artigo? Aproveite a visita ao nosso site e veja também 7 dicas para o bem-estar e saúde do idoso!

Escreva um comentário

Share This