Algumas decisões na vida parecem difíceis de serem tomadas depois dos 30 anos. Mudar de carreira é uma delas.

Atualmente, impressiona o número de pessoas que manifestam a vontade de atuar em outra área. E os motivos são muitos: ter melhor remuneração financeira, maior satisfação pessoal, crescimento profissional, entre outros.

Se você leu este texto até aqui e se identificou com algum ponto, saiba que nunca é tarde para recomeçar. Abaixo, mostramos como é possível mudar de carreira na fase adulta!

Por que chegou a hora de mudar de carreira?

O primeiro passo para procurar outra atividade profissional é fazer uma reflexão.

É nesta fase que você deve se perguntar se ainda existe ânimo para ir ao trabalho, quais são os seus objetivos futuros, se a renda mensal precisa ser melhorada. Enfim, questione-se a respeito dos motivos que estão te levando a dar um passo tão importante!

Então, reflita sobre suas habilidades e em que área você pode expressá-las da melhor forma.

Qual é o próximo passo?

Tomada a decisão de mudar de carreira, é hora de começar a se planejar.

Reorganizar sua vida financeira é fundamental. Aqui os ajustes são essenciais, já que os próximos meses irão exigir que você se especialize na área escolhida, faça novos contatos e se recoloque no mercado de trabalho.

Ou seja, você precisa ter uma reserva financeira que garanta seu sustento até o momento de entrar novamente no mercado de trabalho.

Estar capacitado é fundamental!

Chegou o momento de investir em sua nova atividade. O mercado tem interesse em pessoas bem capacitadas e bem preparadas. Lembre-se que a competição é grande!

Por isso, dominar os requisitos necessários para atuar na área escolhida é algo prioritário.

Então, comece a fazer um planejamento de estudos:

  • frequente cursos e leia livros referentes à área escolhida;
  • frequente palestras e workshops pertinentes ao assunto;
  • converse com pessoas que já trabalham no meio.

Hora de ganhar experiência

Depois de dedicar-se aos estudos da área escolhida, chegou o momento de colocar em prática o que você aprendeu.

Pesquise quais são as empresas que atuam no ramo escolhido, procure referências sobre elas e mostre interesse em fazer parte de suas equipes, como estagiário.

O estágio é importante, pois confere experiência, conhecimento do assunto, responsabilidades profissionais e capacidade para exercer novas funções e desenvolver novos projetos.

Como buscar novas oportunidades?

Depois de percorrer todo esse caminho, você já se sente capacitado para buscar novas oportunidades. Então, mãos à obra!

Comece reorganizando o seu currículo. Procure formatá-lo de forma concisa e objetiva para que o seu futuro empregador ou os seus novos clientes saibam de suas experiências e habilidades e, portanto, sintam-se motivados a contratá-lo.

Há muitos sites disponíveis que poderão ajudá-lo nesta fase.

O nosso objetivo até agora é mostrar para você que não existe idade certa para mudar de carreira. E Deixe os seus comentários no post, para que possamos contribuir, de alguma forma, para que o sucesso e a realização sejam, daqui para frente, os seus novos companheiros!

Boa sorte!

Escreva um comentário

× Fale com a Dila!