A prática de atividade física é indicada para todas as idades, e, quando uma pessoa entra da terceira idade, ela se torna ainda mais essencial, pois, nessa fase, o corpo passa por inúmeras transformações. A perda da massa muscular, o enfraquecimento dos ossos, a queda na capacidade aeróbia, dentre outros que prejudicam diretamente a qualidade de vida, são algumas delas.

Para ficar longe desses problemas e ter um envelhecimento saudável, o ideal é procurar uma atividade que afaste do sedentarismo e proporcione o bem-estar, como a hidroginástica para idosos. Essa atividade promove uma série de benefícios físicos e mentais, ideais para que a pessoa se sinta mais ativa e de bem consigo mesma.

Por essa razão, neste artigo, listaremos cinco benefícios da hidroginástica para idosos e mostraremos por que essa é atividade ideal para essa fase da vida. Quer saber quais são? Continue a leitura!

Equilíbrio para o corpo

Com o passar dos anos, é comum que haja uma perda de massa muscular e óssea, em virtude do envelhecimento natural e da maior propensão ao sedentarismo, o que pode prejudicar o equilíbrio e deixar as quedas mais comuns. Nesse sentido, a hidroginástica se mostra uma ótima alternativa, pois é uma atividade aeróbica de intensidade moderada que movimenta todo o corpo.

Durante os exercícios, há um estímulo às células musculares, fazendo com que haja o fortalecimento dos músculos bem como dos ossos, o que contribuirá significativamente para a recuperação do equilíbrio do idoso.

Flexibilidade

Outro benefício da hidroginástica para idosos é o aumento da flexibilidade devido ao efeito da redução da força gravitacional, ou seja, a facilidade em movimentar as articulações dentro da água. Isso auxilia, por exemplo, em processos de recuperação de lesões e também nas sessões de fisioterapia para os casos em que há perda de mobilidade.  

Melhora do condicionamento físico

Os exercícios realizados em uma aula de hidroginástica também auxiliam na melhora do condicionamento físico, uma vez que, assim como outras atividades, beneficiam a frequência cardíaca e a respiração.

Além disso, auxiliam no ganho de força e na melhora da coordenação motora. Com isso, a realização de outras atividades, como caminhar, subir escadas, pegar objetos no chão ou até dançar também são beneficiadas.

Qualidade de vida

Ao melhorar a saúde, reduzindo o risco de uma série de doenças crônicas e as condições físicas do idoso, uma vez que, além do ganho de força e mobilidade, também auxilia no processo de perda de peso, a hidroginástica se torna uma atividade extremamente benéfica para a garantia da qualidade de vida do paciente, deixando a velhice mais agradável.

Relaxamento

A prática de atividade física, em geral, libera um hormônio chamado endorfina, responsável pelo sentimento de satisfação. O hormônio, somado ao bem-estar proporcionado pelo contato com a água e a interação com os colegas, transforma a aula de hidroginástica em um momento de relaxamento e descontração para o idoso, o que contribui para melhora do humor, redução da teimosia, melhora do sono e aumento do apetite.

Como vimos, os benefícios da hidroginástica para idosos afetam não só o bem-estar físico como também o mental. Além disso, proporcionar ao paciente momentos de interação nas aulas coletivas é muito positivo para sua capacidade de relacionamento e convívio social. Por isso, se você cuida de um paciente, que tal sugerir uma aula de hidroginástica?

Você tem alguma experiência com essa atividade? Deixe sua opinião nos comentários!

 

Escreva um comentário

Share This