Como funciona sua mente

À medida que você envelhece, pode se surpreender ao constatar que sua visão está ficando um pouco embaçada, sua audição um pouco mais difícil, suas articulações um pouco doloridas, e seu cérebro um pouco mais lento.

E como fazer para que seu cérebro não fique mais lento? 

A demência não faz parte do processo normal de envelhecimento. Algumas formas  da doença pode ser evitada ou mesmo revertida com as escolhas certas de dieta e estilo de vida.

As pesquisas mostram que a falta de atividade física pode aumentar a probabilidade de você ter a doença de Alzheimer e também aumentar suas chances de ter diabetes, pressão alta e obesidade. A prática do exercício físico ajuda a diminuir essas chances.

Como o exercício ajuda a ter um envelhecimento saudável?

Uma proteína chamada Tau ajuda a manter estável a estrutura das células do cérebro. Níveis mais altos estão ligados à doença de Alzheimer e à demência.

Um estudo da Wake Forest University mostrou que o exercício aeróbico – do tipo que eleva o ritmo cardíaco e faz você respirar mais rápido – pode diminuir seus níveis de “Tau”

O estudo também comprova que o exercício físico aumenta o fluxo sanguíneo para partes do cérebro ligadas à memória e ao raciocínio. Isso pode auxiliar como planejamento, organização e foco.

Como começar 

Qualquer modalidade de exercício físico é bom para o seu corpo e cérebro. Você não tem que correr maratonas ou ser um triatleta. Basta não ser sedentário.

Você pode começar com qualquer tipo de atividade que goste, como caminhar, correr, andar de bicicleta ou nadar. Ótimas opções como Yoga e Tai Chi trabalham seu corpo e relaxam sua mente.

À medida que envelhecemos é importante fazer tonificação muscular e alongamento.

Para ficar mais forte e mais flexível, você pode escolher:

  • Agachamentos
  • Yoga
  • Flexões modificadas (com os joelhos no chão)
  • Pilates

Um profissional de Educação Física é muito importante para as práticas acima, começando com movimentos pequenos e fáceis, aumentando gradativamente.

O mais importante é você optar por uma atividade que lhe dê prazer, caso contrário irá abandonar o projeto por qualquer motivo.

Uma ideia simples é começar instalando o aplicativo de contador de passos no seu celular. Ele irá te registrar quantos quilômetros você anda por dia. Busque aumentar esse número e escolha uma atividade física que lhe agrade. Seu corpo e seu cérebro irão agradecer!

E como diz a famosa frase: 

“Mens sana in corpore sano” – Mente sã, corpo são.

 

 

 

 

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