De acordo com a Organização Mundial de Saúde, climatério é a fase da evolução biológica da mulher compreendida entre o fim da fase reprodutiva até o início da senilidade. É quando ocorre a menopausa, após a última menstruação considerada, num período de doze meses consecutivos de amenorreia.

Estudos demonstram que a diminuição do estrogênio ocasiona a diminuição do nível de serotonina circulante. Na medicina Ocidental os níveis normais de serotonina podem ser alcançados por meio de tratamento hormonal, uma verdadeira “bomba hormonal” e que pode ser um grande problema para a maioria das mulheres.

Sintomas da Síndrome do Climatério, origens:

  • Deficiência estrogênica e progestagênica, Envelhecimento.

Sintomas da Síndrome do Climatério, manifestações:

 

  • Neurogênicas: Ondas de calor, Calafrios, Palpitações, Cefaleia, Tonturas, Parestesias, Insônia, Falta de memória, Fadiga.
  • Psicongênicas: Depressão, Ansiedade, Irritabilidade e Diminuição da libido.
  • Metabólicas: Osteoporose, Aterosclerose
  • Mamárias: Mastalgia, Mastodinia
  • Urogenitais: Secura vaginal, Dispareunia, Prurido vulvar, Corrimento, Sangramento uterino disfuncional, Síndrome uretral, Incontinência urinária de esforço.
  • Ósteo-músculo-anticulares: Ostealgia, Artralgia, Mialgia
  • Alterações no sistema tegumentar: Atrofia epidérmica

A Medicina Tradicional Chinesa compreende um conjunto de ações bem mais abrangente, pois envolve mudanças no estilo de vida, com a redução do consumo de álcool, do fumo, períodos de sono adequados, dieta balanceada e programa de exercícios físicos. De uma forma geral são simples medidas, mas que aumentarão o bem-estar, reduzindo os riscos de acidentes vasculares e casos de osteoporose.

Nas questões emocionais a acupuntura tem se mostrado extremamente eficaz, uma vez que consegue levar a paciente a um real estado de tranquilidade, melhorando o raciocínio e facilitando a observação da vida por um outro prisma.

A acupuntura pode se resumir como o serviço da busca humana por uma vida longa, feliz e saudável.

 

 

   Alberto Perez – Terapias e Curas

Acupunturista

Cel/Zap: (21) 98066-1339

   Atendimento diferenciado, direcionado ao Bem-Estar do idoso.

 

Escreva um comentário

Share This