Você sabe porque desenvolver a resiliência faz tanta diferença para a carreira? Ultimamente, muitas empresas solicitam profissionais com essa qualidade — pois ela é um sinal de que a pessoa consegue superar os problemas e manter o equilíbrio emocional diante das adversidades.

A competência é essencial para quem deseja, principalmente, trabalhar prestando serviços de assistência e cuidado. Dessa maneira, a capacidade de se manter neutro e aprender com as situações difíceis, gera valorização e aperfeiçoamento na vida profissional.

Pensando nisso, preparamos o artigo para que você entenda o que é resiliência e porque ela é tão importante para a sua carreira. Confira!

Entenda o que é resiliência

Resiliência diz respeito à qualidade de adaptação e superação diante de situações de risco ou dificuldade. Portanto, a pessoa que desenvolve essa habilidade apresenta maiores chances de se destacar em um mercado concorrido e exigente.

Além do mais, sendo flexível e agindo de maneira inteligente frente às mais diversas pressões cotidianas, o profissional fortalece a autoestima e a autoconfiança — fazendo com que sua imagem ganhe destaque e a aptidão para a liderança aumente.

Descubra a importância da resiliência para a carreira

No mercado de trabalho, a resiliência é uma das características mais fundamentais para qualificar o desempenho do colaborador nos trabalhos em equipe. Isso porque ela favorece um bom relacionamento e a comunicação harmoniosa entre toda a empresa.

Cada vez mais as organizações têm solicitado profissionais capacitados com essa qualidade — pois geralmente apresentam maior autonomia e dinamismo para resolver problemas e adversidades.

A seguir, confira algumas vantagens ao desenvolver a resiliência na carreira:

Maior facilidade para suportar as pressões

O dia a dia de uma companhia pode ser cansativo e estressante, uma vez que exige bastante comprometimento com as obrigações e tarefas. A resiliência auxilia o colaborador a suportar as pressões e lidar de forma mais paciente com os problemas e contratempos. 

Resolução de situações adversas

Saber como reagir em momentos de crise, imprevistos ou falhas é fundamental, não é mesmo? Portanto, sob qualquer contratempo o profissional deve preservar uma postura racional e paciente, a fim de propor resoluções alternativas e mais eficientes para a empresa.

Possibilidade de crescimento em meio às crises

Em meio às crises, é essencial manter o otimismo e a confiança. Por isso, a resiliência favorece o crescimento da liderança em profissionais que entendem que momentos de instabilidade e incertezas são oportunidades para aprimorar ainda mais suas potencialidades.

Melhora do equilíbrio emocional

Ter um comportamento resiliente faz com que o colaborador promova mudanças também quanto ao equilíbrio das suas emoções. Isso favorece a criação de parcerias e relacionamentos consistentes e duradouros que focam mais na solução do que nos problemas. 

Como visto, desenvolver a resiliência traz muitas vantagens para a sua vida profissional e pessoal. Assim, a carreira também tem mais chances de alcançar um patamar de destaque e as ações servem de bons exemplos a serem seguidos pelo restante da equipe. 

Gostou do conteúdo? Se deseja continuar aprendendo mais sobre o assunto, leia também o que é autoestima e como ela contribui para o seu sucesso!

Escreva um comentário

Share This