Hoje, muito se fala em sucesso profissional. E não é a toa: em um mundo tão competitivo, investir ao máximo em nossos diferenciais faz toda a diferença, quando o assunto é desenvolvimento de carreira!

Seja para ter um salário mais alto, um plano de carreira dentro de uma empresa, para ser dono do próprio negócio ou, simplesmente, para conquistar realização pessoal, é muito importante saber que, quanto maior for seu preparo, maiores serão suas chances de sucesso!

Neste post, entenda mais sobre a importância de desenvolver-se em sua carreira, para ter destaque no ramo escolhido.

Por que investir em estudos?

Parece meio óbvio dizer isso, mas o sucesso profissional de qualquer pessoa está diretamente ligado ao tempo dedicado aos estudos, durante toda sua vida.

É preciso estar consciente da importância do ensino fundamental. Nessa fase a pessoa desenvolve suas habilidades intelectuais e linguística. E, também, adquire os primeiros conceitos de solidariedade e cidadania.

Já o ensino médio segue complementando o aprendizado anterior. E a isso acrescenta-se o fato de pensar em qual carreira seguir. O próximo passo é a profissionalização.

Por que optar pelo curso técnico?

Escolher cursos técnicos para profissionalizar-se é uma ótima opção. Geralmente, são de curta duração com mensalidades mais baratas, a capacitação técnica e prática já é abordada no início do curso e o mercado absorve com mais rapidez os profissionais especializados.

Para quem procura uma nova profissão, a sugestão é o curso de Cuidador de Idosos, que tem a função de preservar e valorizar a convivência social e familiar do idoso. E devido ao considerável aumento da população senil no Brasil nos últimos anos, a colocação no mercado é bem rápida!

 Qual a importância de definir metas?

Ter objetivos e metas bem claras serve como um orientador certeiro em nossas vidas. Um barco que fica a deriva no mar certamente não vai chegar a lugar nenhum, não é mesmo? Por isso, é fundamental direcionar seus objetivos em uma direção capaz de levar você ao crescimento — tanto pessoal, quanto profissional!

Onde você se imagina daqui a 5 anos?

Procure responder a essa pergunta com total sinceridade e, a partir daí, comece a traçar planos de curto e médio prazos. Dessa forma, é possível começar a agir no presente, ajustando as velas do barco sempre que for necessário.

Tenha em mente que, ao optar por seguir um caminho, muitas vezes é preciso abrir mão de outras escolhas. Então, reflita bem sobre o que deseja para a sua vida, antes de definir as metas para o futuro.

Como o network pode ajudar no desenvolvimento de carreira?

O termo network vem da junção das palavras em inglês net (rede) e work (trabalho), o que resulta na literal tradução “rede de trabalho”.

Ele tem como finalidade ampliar os relacionamentos entre as pessoas, a fim de gerar novas oportunidades. Estabelecer essa rede de contatos é fundamental para o desenvolvimento de carreira.

Para indicar um bom profissional a uma empresa, é preciso ter respeito pelo colega e confiar em seu perfil. Isso exige um bom nível de conhecimento de suas habilidades e competências. É nesse contexto que o network ganha importância: ao estabelecer bons contatos profissionais, você se torna alguém confiável, possível de dar e receber indicações.

Por isso, construa a sua rede de contatos levando em consideração os valores, princípios, propósitos, conhecimentos e experiências das pessoas que o cercam. Certamente, será útil para você, para a empresa e para a sociedade também!

Qual o papel da boa comunicação?

Entre tantas habilidades necessárias para se destacar no mercado de trabalho, podemos citar uma que está entre as mais relevantes: comunicar-se efetivamente! Mas, na prática, o que significa isso?

A comunicação efetiva consiste na capacidade que uma pessoa tem de dominar as ferramentas de comunicação. Além disso, gera respeito no ambiente de trabalho e facilita o diálogo entre as pessoas.

Por exemplo, o cuidador de idosos precisa levar em conta algumas dicas para sobressair na profissão. Ao lidar com idosos, familiares, enfermeiros e médicos, esse profissional tem que ter educação em todos os níveis e sensibilidade para lidar com as emoções humanas! Por isso:

Tenha cuidado com a forma de falar

Evite gírias, vícios de linguagem e expressões de mau gosto. Procure aumentar o seu vocabulário lendo bons livros e faça disso um novo e bom hábito.

Dê a entonação certa ao que fala

Adeque o seu tom de voz ao ambiente de trabalho. Não fale tão alto para não incomodar os colegas e nem fale tão baixo, a ponto de pedirem para você repetir o que foi dito.

Porte-se com segurança e elegância

Dê atenção à sua postura corporal. Locomova-se com segurança e naturalidade, sente-se de forma correta e olhe sempre diretamente nos olhos do interlocutor. Acredite: essas posturas fazem toda a diferença quando o assunto é trabalho!

Vista-se de acordo com o ambiente

Procure apresentar-se bem! Vista-se com roupas discretas e confortáveis, mantenha as unhas e os cabelos sempre limpos, tenha cuidado com perfumes fortes. E, para as mulheres, evite que a maquiagem seja muito extravagante.

Como melhorar seu nível profissional?

Não poupe esforços para profissionalizar-se! O desenvolvimento de carreira requer dedicação, abdicação de velhos hábitos e comprometimento.

Estar preparado para avançar no mercado de trabalho é fundamental, em um mercado de trabalho tão competitivo. Preste atenção nas oportunidades que batem em sua porta. Por isso, anote as nossas dicas e não espere para começar a colocar os seus sonhos em prática!

Permitir-se buscar novos caminhos faz parte do processo de desenvolvimento de carreira. Acredite: especializar-se em algo novo é possível e vale qualquer investimento. Portanto, se você acredita que tem potencial e afinidade com uma área, invista nela sem medo de mudar.

Já pensou na possibilidade de fazer o curso de cuidador de idosos da Dila Oliveira, empresa especializada em home care? Ele forma profissionais capacitados para atuar no ramo e está fundamentado nos 5 pilares do Cuidador: Humanidade, Técnica, Ferramentas, Direitos e Deveres e Competências. Entre em contato e confira agora mesmo as vantagens de investir nessa carreira!

Share This