Com a chegada do verão, é natural que desejemos passar mais tempo ao ar livre para curtirmos os dias de calor, com direito a praia, água de coco geladinha e vários banhos de mar. Tudo isso é ótimo e pode ser muito saudável, garantindo maior disposição e qualidade de vida.

Por isso, hoje vamos falar sobre os cuidados para a 3ª idade durante o verão. Confira as dicas:


1. Hidratação é tudo: é importantíssimo ingerir bastante água – Pelo menos 2 litros ao dia, ainda que o idoso sinta menos sede do que pessoas mais jovens. Vale também diminuir o consumo de café e bebidas alcoólicas, que são diuréticas e desidratam o ainda mais o organismo.


2. Horários de exposição ao sol – O sol é importante para os idosos no que diz respeito a reposição de Vitamina D, que complementa o cálcio e é importante no combate à osteoporose. Contudo, deve-se evitá-lo entre às 10 e 16 horas, período de maior incidência do sol e consequente aumento de temperatura.


3. Atenção a atividades físicas – Embora altamente recomendadas, os idosos devem redobrar o cuidado nesta época do ano, evitando fazê-las nos períodos mais quentes do dia e dando preferência a atividades aquáticas, como natação e hidroginástica. Caso a escolha seja uma caminhada, vale ter sempre uma garrafinha d´água à mão para não desidratar.


4. Protetor solar sempre – Todas as pessoas devem utilizar protetor solar diariamente, mas no caso dos idosos, isso se torna ainda mais necessário, por conta da pele mais sensível. Deve aplicá-lo cerca de meia hora antes da exposição ao sol, fazendo a reaplicação a cada 2 horas.


5. Roupas – Devem ser sempre leves e de cor clara, permitindo que o corpo ventile. Linho e algodão são recomendados e tecidos sintéticos devem ser sempre evitados. Bonés e óculos de sol também colaboram para a proteção contra os raios solares.


6. Alimentação Incluir na dieta frutas que possuem bastante água em sua composição, como melancia, laranja e melão. Além de fazerem muito bem para o organismo pela alta concentração de vitaminas e nutrientes, são deliciosas e combinam muito bem com os dias de calor. Também é recomendável comer em menor quantidade e mais vezes, a cada 3 horas, sempre optando por pratos mais leves. Lavar e armazenar os alimentos de forma adequada ajudam a evitar contaminação, vômitos e diarreia.


 

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