É tempo de criatividade com nova rotina em casa, principalmente a que inclui os idosos no ambiente domiciliar. Em tempos do novo coronavírus (COVID-19) é preciso criar novas formas para viver bem e de forma saudável.

Tudo passa e o coronavírus também vai passar, pode ser um jeito simplista de enxergar a vida quando pensamos que a doença pode ser devastadora. Mas o pensamento não deixa de ser uma grande verdade.

Agora, como será a sua trajetória na passagem desse período difícil, turbulento e sério? É preciso ser responsável com sua vida e com a do idoso em sua casa. Todo cuidado é pouco.

Evitar que seu idoso fique resfriado é uma importante determinação que se não for cumprida você estará colocando em risco a vida de todos em casa. E não é preciso que o resfriado surja com todos os sintomas do novo coronavírus. Corte o mal pela raiz, não é assim que se fala?

Ficar em casa, sentado e de longe vendo tudo acontecer seria uma catástrofe para si mesmo. Comer, beber e dormir não bastam. Não contribuem com experiências positivas que vão além do básico para, por exemplo, compartilhar com amigos e familiares pelas redes sociais, uma ação humanada regada de afetos. É preciso muito mais!

Em casa, vamos usar a criatividade como um exercício para o nosso crescimento nesses dias terríveis. Uma dica é reunir todos para o estudo do tema sem causar pânico, detalhando com seriedade para crianças e idosos todo o processo da doença. Explique como numa aula cada palavra que surja como dúvida.

Nossas plataformas digitais estão à disposição com várias dicas de prevenção a doença. Estamos nessa empreitada juntos com o “Jeito Dila de Cuidar”.

Sozinho ou com a família a palavra de ordem é “atenção”, que se redobra no caso dos idosos. Eles estão mais vulneráveis ao sentimento de claustrofobia e angústia e nesses dias precisam de saúde e paz de espírito para sobreviver a essa quarentena.

Sua ajuda é mais do que importante na proteção do idoso dentro de casa. Muita disciplina nas medidas de prevenção.

Herica Oliveira

Escreva um comentário

Share This