Entenda o que significa e tire suas dúvidas sobre o
Exame de Detecção Coronavírus

 Interpretação de Resultado IgG e IgM no COVID-19

Os EXAMES DE ANTICORPOS envolvem a análise de uma amostra (geralmente sangue, soro ou plasma) para ressaltar a presença de um anticorpo (exame qualitativo) ou para medir a sua quantidade. ANTICORPOS são produzidos pelo sistema imunológico. SÃO PROTEÍNAS (imunoglobulinas) que PROTEGEM AS PESSOAS contra invasores microscópicos como vírus, bactérias, substâncias químicas e toxinas.

SOROLOGIA é o termo usado para definir os exames que identificam a presença de determinados anticorpos no nosso sangue. Os mais comuns são os EXAMES SOROLÓGICOS denominados IgG (imunoglobulina G) e IgM (imunoglobulina M).

O IgM POSITIVO significa que a pessoa possui anticorpos do tipo IMUNOGLOBULINA M. Daí se deduz que ela já foi exposta e está na fase ativa da doença, havendo a possibilidade do microrganismo circulando no paciente naquele momento.

Um RESULTADO POSITIVO para IgG pode indicar que a pessoa na FASE CRÔNICA e/ou convalescente ou já teve CONTATO COM A DOENÇA em algum momento da vida. Para algumas doenças, ESSES ANTICORPOS FUNCIONAM COMO UMA PROTEÇÃO em caso de novo contato com o microrganismo.

Se você é idoso ou faz parte do grupo de risco, evite sair de casa, mas se precisar, USE MÁSCARA. Proteja-se e proteja os outros.

Texto com base nas informações da FIOCRUZ

Se precisar de alguma informação, entre em contato pelo Whatsapp. 

× Fale com a Dila!