Muita atenção! Em tempos atuais, a ansiedade é uma das doenças mentais mais frequentes da atualidade.

Quando a ansiedade é considerada excessiva?

Ansiedade é parte da vida que todos nós sentimos de vez em quando, principalmente em um momento conturbado para decidir o destino da nação que vivemos. Há algo que você pode fazer para tentar ajudar a acalmar suas emoções. Mas se você se sentir ansioso com frequência e nada parece ajudar, converse com seu médico sobre outras maneiras de gerenciá-lo.

São várias as causas da ansiedade, que quando não controlada, pode se tornar um grave risco à saúde. Mas há uma lista de atividades que pode fazer você menos ansioso para seguir sua vida, encarando tudo com mais controle e tranquilidade, independente do quadro apresentado diante de seus olhos.

Exercício

Você não precisa treinar para as Olimpíadas – uma caminhada de 10 minutos pode fazer o truque tão bem quanto um treino de 45 minutos. Ou você pode se sentir melhor por algumas horas, como tomar aspirina para dor de cabeça. E se você se exercita regularmente – pelo menos 3 vezes por semana – é menos provável que você se sinta ansioso em primeiro lugar.

Ar livre

Até mesmo uma planta na sala ou fotos da natureza podem fazer você se sentir menos ansioso, zangado ou estressado. Você vai melhorar seu humor e diminuir a pressão arterial, a frequência cardíaca, a tensão muscular e os hormônios do estresse, que sobem quando você está ansioso.

Jardinagem

Saia e coloque as mãos na terra. A jardinagem faz seu cérebro liberar substâncias químicas que aumentam o humor, que podem ajudar a acalmar sua ansiedade. Além disso, você fará exercícios e passará tempo ao ar livre, e ambos podem ser bons para você também. Se você não tiver seu próprio terreno, ligue para uma horta comunitária local e eles ficarão felizes com a ajuda.

Meditação

Essa é uma maneira de reduzir suas preocupações. A meditação ajuda você a se concentrar em sua respiração e manter sua mente livre de pensamentos. Quando uma preocupação chega, você tenta descartá-la rapidamente e limpar a sua cabeça.

Ioga

Esta é uma forma de meditação: você coloca seu corpo em certas posições que podem fortalecer e esticar seus músculos e outros tecidos. Ao mesmo tempo, você tenta manter a respiração calma. Pode diminuir o ritmo cardíaco e a pressão sanguínea, deixando-o menos ansiosa. Mas existem algumas posições de ioga que você não deve fazer se tiver certas condições, então fale com seu médico antes de começar.

Acupuntura

Isso pode ajudá-lo a relaxar, contanto que você não fique muito ansioso com o pensamento de agulhas. Um acupunturista coloca agulhas muito finas em pontos específicos do seu corpo. Às vezes, a estimulação elétrica é usada também para aliviar a tensão muscular e nervosa.

Aromaterapia

Cheiros simples como lavanda, camomila e água de rosas podem ajudar a acalmá-lo. Eles vêm de óleos concentrados que você pode inspirar ou esfregar na pele. Os cientistas pensam que enviam mensagens químicas para partes do seu cérebro que afetam o humor e a emoção.

Massagem

Os terapeutas pressionam, esfregam, apertam e empurram os músculos e outros tecidos moles com as mãos, dedos, antebraços, cotovelos e às vezes até os pés. Pode ajudar com dores musculares e outras questões, e pode ajudar a aliviar a ansiedade e o estresse.

Cuidado com o excesso de álcool

Você pode encontrar bebidas relaxantes, mas muitas podem religar seu cérebro e torná-lo mais ansioso. Beber pesado também pode afetar seu trabalho e sua vida doméstica e causar outros problemas de saúde, o que pode aumentar sua ansiedade. Não mais do que um drinque por dia para mulheres, 2 para homens, é uma boa regra prática.

Estabeleça prioridades

Descubra o que você precisa fazer imediatamente e o que pode esperar. Uma lista de tarefas pode ajudá-lo a dividir grandes projetos em tarefas menores e a manter o foco no que fazer em seguida. Peça ajuda quando precisar e deixe de lado as coisas que não são tão importantes.

Tenha um diário

Isso pode ajudá-lo a procurar padrões e descobrir o que o deixa ansioso. Eventos familiares? Trabalhos? Escola? Demasiada cafeína? Talvez isso só aconteça quando você está com fome. Quando você se encontrar trabalhando, tente escrever o que você está fazendo e pensando. Depois de saber o que está causando sua ansiedade, você poderá gerenciá-la melhor.

Portanto, existem diversas maneiras para se mensurar o quanto de ansiedade se encontra dentro de você e como contorna-las de forma saudável e construtiva.

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