Num sentido estrito, a Acupuntura, ou o uso terapêutico pelo uso da agulha, compreende a prática exercida por pessoas especificamente treinadas na arte de entender o funcionamento do corpo energético, segundo a Medicina Tradicional Chinesa, herança de uma cultura e de um povo com mais de 5.000 anos de história.

Na verdade, os acupunturistas utilizam uma variedade de ferramentas e técnicas, desde as agulhas descartáveis até aparelhos de Eletroacupuntura e Lasers. Isso abrange técnicas como a moxabustão, uma terapia de calor aplicada nos pontos de acupuntura causando o alívio de dores e eliminando as estagnações energéticas. A Ventosaterapia, que é o estímulo de sucção, de forma bem específica para determinadas patologias. A Ariculoterapia, pela análise dos pontos de correspondência no corpo humano. E as técnicas de relaxamento, com o intuito de promover a cura física e espiritual.

Perguntas frequentes sobre Acupuntura:

Como entender a Acupuntura?

Seus princípios estão baseados na busca do equilíbrio do corpo físico e energético. Temos o corpo organizado em meridianos, que são caminhos energéticos que percorrem o corpo físico, passando por todos os órgãos e vísceras. Dessa forma, identificamos a doença e desequilíbrio principal.

Como funciona o tratamento?

O profissional inicia uma avaliação criteriosa sobre a queixa principal. Com a pessoa bem acomodada o profissional fará a inserção das agulhas de forma bem suave. Existem dúvidas sobre a profundidade das agulhas, mas tirando os casos bem específicos, a grande maioria será de aplicações superficiais. Importante ressaltar que as agulhas são estéreis e não reaproveitaveis. Todas são descartadas em lugar seguro e apropriado conforme as normas de biossegurança da ANVISA.

Quais enfermidades posso tratar?

São inúmeras patologias, porém as mais comuns são os distúrbios respiratórios e alérgicos, alívio de dores crônicas e agudas, problemas gastrointestinais, distúrbios neurológicos e a melhora das condições imunológicas, extremamente importante nos quadros de doenças como o câncer e as autoimunes.

Será que está funcionando e qual a frequência de tratamento?

O primeiro sinal será a sensação de relaxamento e com algumas sessões, a mudança do quadro clínico. De fato, não existe uma estimativa correta, antes da análise criteriosa por parte do Acupunturista. De modo geral, são realizadas uma ou duas sessões semanais, conforme o caso.

Alberto Perez – Terapias e Curas

Acupunturista

Cel/Zap: (21) 98066-1339

Atendimento diferenciado, direcionado ao Bem-Estar do idoso.

 

 

Escreva um comentário

Share This