Você tem problema de pressão alta ou conhece algum idoso que sofra com esse mal? Então, é hora de rever se a alimentação está de acordo com o que os médicos e nutricionistas recomendam como dieta para hipertenso.

A seguir, veja o que é a hipertensão e descubra quais são os 4 alimentos que auxiliam no seu combate, e inclua-os agora mesmo na dieta!

O que é hipertensão?

A hipertensão é uma doença silenciosa na maioria dos casos, sendo difícil diagnosticá-la em um primeiro momento. Além disso, ela atinge grande parte da população acima dos 60 anos devido a diversos fatores, como o sedentarismo, as doenças crônicas, o tabagismo e o consumo de alimentos inadequados.

No entanto, engana-se quem pensa que basta tomar medicamentos específicos para controlar a pressão arterial. Há alimentos poderosos, que, se forem aliados à prática moderada de esportes, conseguem alterar as batidas do coração e, consequentemente, mantê-lo mais forte e saudável.

Quais são os melhores alimentos para combatê-la?

1. Brócolis

Verduras e legumes são os componentes mais relevantes da dieta saudável, principalmente para controlar a pressão arterial. Em geral, é recomendado de 3 a 4 porções variadas durantes as principais refeições do dia. 

O brócolis merece destaque, uma vez que contém grande quantidade de potássio, magnésio e fósforo, responsáveis por contrabalancear o impacto da constrição nos vasos sanguíneos causados pelo excesso de sódio no organismo. Prepare salada de brócolis, ou, ainda, cozinhe-o no vapor para obter melhores resultados!

2. Castanha-do-Pará

Os nutricionistas recomendam o consumo semanal de 3 a 4 porções de oleaginosas, sendo a castanha-do-pará uma das mais indicadas. Embora elas não causem impacto direto no controle da pressão arterial, as frutas secas ajudam a diminuir a ingestão de gorduras saturadas.

Além disso, elas proporcionam sensação de saciedade, o que faz com que você evite beliscar petiscos industrializados ou embutidos nos lanches da manhã ou da tarde. Experimente adicioná-la à salada de frutas ou consumi-la acompanhada de pães integrais.

3. Frango

As proteínas magras encontradas nas carnes brancas, principalmente no frango, são fontes de macro nutrientes relevantes e aminoácidos essenciais para o bom funcionamento do organismo. Apesar do consumo da ave não estar associado diretamente ao combate da pressão alta, é muito indicado pelos médicos na dieta para hipertenso.

Assim, consuma de uma a duas porções de frango por dia, seja em sopas ou caldos, assados, refogados ou cozido com legumes. Além disso, desfie-o e prepare uma deliciosa e refrescante salada misturada aos legumes e folhas de sua preferência!

4. Iogurte

Os laticínios, em geral, são fontes espetaculares de potássio, magnésio e cálcio, cujas propriedades medicinais já citamos acima. Por isso, consuma leite e seus derivados, em duas a três porções por dia. Contudo, lembre-se de escolher as versões desnatadas, porque são desprovidas de gorduras.

Ademais, dê preferência para o iogurte, pois, além de saboroso, é possível consumi-lo com frutas picadas, batido em vitaminas ou, ainda, utilizá-lo no preparo de bolos feitos com farinha integral.

Como vimos, a dieta para hipertenso não é nada complicada — basta incluir os alimentos corretos nas refeições, sempre com a orientação do médico e do nutricionista. Assim, é possível combater a pressão alta tomando atitudes simples e fáceis no dia a dia!

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