Saber como tirar uma boa foto com o celular depende de alguns detalhes que podem se tornar em um grande diferencial em termos de qualidade da imagem. Os smartphones estão cada vez mais avançados, e está mais fácil usá-los para fotografar, fazer selfies e alimentar a autoestima

Mas o que importa é como você, cuidador de idosos, faz as suas fotos. Vale destacar que não é necessário câmeras sofisticadas para tirar belas fotografias. O cenário, o ângulo e a expressão facial influenciam, e há outros critérios igualmente relevantes.

Acompanhe as nossas 6 dicas e se surpreenda com a qualidade de suas próximas fotos! Boa leitura!

1. Mantenha a lente limpa

Essa é uma das dicas mais importantes. Como o celular está sempre no bolso ou na bolsa, e vai de lá para cá e vice-versa, a lente se suja. Resquícios de poeira e marca das digitais a deixam com um aspecto embaçado.

Logo, esse cuidado é relevante, já que a sujeira pode prejudicar a qualidade da sua foto. Então, antes de começar a fotografar, dê uma limpadinha rápida na lente da câmera, ainda que ela pareça limpa. 

2. Explore o HDR

Os aparelhos de celulares mais modernos dispõem de um recurso chamado High Dynamic Range (HDR). Traduzido para o português, significa alto alcance dinâmico.

Saber explorar esse recurso ajuda a melhorar a qualidade de suas fotografias. Descubra se o seu aparelho tem essa ferramenta e ative-a. Sempre que tirar uma foto com o HDR ativado, o seu smartphone fará três imagens com níveis diferentes de exposição e combinará as áreas de maior resolução em cada uma.

3. Mantenha o celular firme nas mãos

Mesmo que pareça óbvio, muitos não fazem isso: segure o telefone com as duas mãos para ter mais firmeza e fotos bem melhores. Se o seu aparelho não estiver firme em suas mãos, possivelmente suas fotos sairão tremidas.

Esse critério é fundamental para enquadrar as fotos nas regras adequadas da composição e deixá-las mais centralizadas e bonitas.

4. Evite o zoom

Utilizar o zoom reduz a qualidade da imagem e deixa a sua foto ruim. Às vezes, isso nem é percebido no celular, mas quando são impressas ou visualizadas na tela do computador. Não importa o modelo ou a sofisticação do seu aparelho, o zoom sempre vai comprometer a nitidez e a qualidade de suas fotos.

5. Ajuste o foco

Priorizar o ajuste do foco na hora de fotografar é fundamental. Um dos aspectos mais importantes — e que exige atenção redobrada — é ter plena certeza de que o objeto que deseja fotografar esteja em foco.

Seguir esses passos pode tornar a sua foto nítida e com uma qualidade profissional. Na hora de fotografar com o celular, observe se o quadrado amarelo está focado no objeto. Se sim, é hora de dar aquele clique e salvar a lembrança desse momento especial.

6. Configure o celular para a melhor resolução

A maioria dos celulares possibilita ajustar a qualidade da resolução das fotos. Por isso, sempre que possível, escolha a maior qualidade nos ajustes. Explorar os recursos disponíveis para imagens nas configurações do celular favorece a nitidez de suas fotografias.

Por fim, um último passo é essencial: observe os ângulos que são mais favoráveis e dê um destaque especial nas fotos que pretende guardar como recordação.

Além de saber como tirar uma boa foto, usar a sensibilidade e a emoção também favorece a beleza, não só da foto, mas também do cuidador de idoso, um profissional que tem sempre uma boa imagem no coração.

Gostou de aprender como tirar uma boa foto com o seu celular? Então, acompanhe-nos pelo Facebook e no Instagram e confira mais novidades!

Escreva um comentário

Share This