Uma boa limpeza no ambiente já é um ótimo começo.

Quem tem doença respiratória sabe muito bem o esforço para se manter sem crises de asma, rinite, bronquite, entre outras. Todo cuidado é pouco, mas a limpeza correta na casa onde mora é uma grande dica para afastar a ação dos ácaros, um dos principais agentes alergênicos que podem agravar a doença.

É importante realizar os cuidados redobrados em casa, porque os ácaros promovem sintomas de alergias respiratórias. Entre os sinais imediatos podemos destacar dor de cabeça, coriza, espirros, obstrução nasal, chiado, falta de ar, tosse, coceira no nariz, olhos e garganta, entre outros.

Sem cuidados com a limpeza a casa pode ser o abrigo certeiro para esses microrganismos que se proliferam em ambientes acolhedores com alimentos necessários para sua sobrevivência. Na verdade, a falta de limpeza causa grande impacto na nossa saúde, não apenas com alergias respiratórias.

Em um ambiente onde a limpeza é duvidosa é muito mais fácil encontrar os alimentos para os ácaros. Eles se mantêm absorvendo matérias orgânicas como vegetais, fungos, excrementos de animais, fios de cabelo, descamações da nossa pele e resíduos de alimentos.

Não podemos garantir uma casa com total limpeza nos mínimos detalhes, mas nossos hábitos podem mudar a cada dia em direção de eliminar a possibilidade dos ácaros. Basta adotar algumas medidas simples e eficazes como prevenção de acordo com as condições de cada pessoa.

Por exemplo, manter as portas e janelas abertas para arejar os ambientes não é um bicho de sete cabeças.

Já utilizar desumidificador de ar ou instalar esterilizadores de ar sabemos que é custo e nem todos por falta de orçamento financeiro conseguem essa realização. Mas não deixe de fazer uma limpeza profunda e periodicamente em sua casa com os produtos usuais mantendo sempre uma rotina.


Conheça o Projeto Brasil sem Alergia

 

Se precisar de alguma informação, entre em contato pelo Whatsapp. 

× Fale com a Dila!