Já pensou na importância de tornar o banheiro acessível?

Todos os locais dentro de casa precisam ser avaliados, principalmente se o idoso demonstrar dificuldades ou limitações. Porém, o banheiro é um ambiente que exige ainda mais atenção por ser úmido e escorregadio. Por isso, para evitar que ele se torne um vilão, algumas soluções podem ser facilmente adaptadas, visando uma efetiva prevenção de acidentes e a vantagem de um banheiro acessível.

Se você já tem um banheiro pronto e precisa adaptá-lo, algumas dicas podem ser bem-vindas. Caso você esteja planejando uma construção, tenha em mente desde o início todas as necessidades que precisam estar envolvidas durante a obra para que o espaço seja projetado de forma adequada e adaptada.


Amplitude

A primeira etapa para quem está construindo é pensar em espaços amplos. Alguns idosos precisam que um acompanhante ou cuidador os auxiliem no banho e na higiene pessoal. Sendo assim, evite o que for desnecessário e utilize o espaço para o que é essencial.


Iluminação

Iluminação automatizada, sem a presença de interruptores, oferece praticidade principalmente para as idas ao banheiro durante à noite. Outra solução é optar por fitas de led no chão, no caminho entre o quarto e o banheiro. Sem dizer, claro, que o ambiente em si precisa ter boa iluminação.


Revestimento do piso

Esqueça pisos que ficam ainda mais escorregadios com a presença de umidade. O ideal, neste caso, é utilizar materiais que possuam características antiderrapantes. Já existem porcelanatos e cerâmica com este requisito e, certamente, dá para aliar acessibilidade e decoração.


Barras de apoio

Serve como medida de segurança para que o idoso possa se apoiar e evitar algumas quedas. O ideal é que as barras sejam instaladas perto do vaso sanitário e do chuveiro, entre 1,10 e 1,30 metros de altura.


Vaso Sanitário

A instalação recomendada dependerá de cada necessidade. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) Acessibilidade tem medidas diferentes para cada caso. De um modo geral, as medidas para a altura regulável ficam entre 10 cm e 17,5 cm, com variação de 2,5cm.


Box

É importante que o box não tenha portas de vidro, mas, se ainda assim, for uma preferência, opte pelos vidros temperados. Para facilitar o banho, em alguns casos, considere colocar um chuveirinho. Se a ideia é colocar um banquinho, vale anotar as medidas: ele deverá ter de 49 a 53 centímetros de altura do chão ao assento, segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) Acessibilidade.


Portas
Alguns idosos fazem uso de cadeira de rodas, então vale lembrar que a largura da porta deve ser de 80cm. Fique atento às maçanetas, utilizando o mesmo sistema de fechamento dos lados de dentro e de fora da porta. Trancas, trincos e chaves devem ser retirados.

O ideal é sempre buscar ajuda de um profissional no assunto, mas se você precisar fazer apenas pequenos ajustes e adaptações, certamente com estas dicas os seus avós ou pais poderão desfrutar de um banheiro acessível e mais seguro.


 

Se precisar de alguma informação, entre em contato pelo Whatsapp. 

× Fale com a Dila!