A glândula tireoide se localiza no pescoço e tem a função de regulação hormonal. Responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina), ajuda na regulação de vários órgãos importantes e fundamentais para o bem estar do paciente, como cérebro, coração, fígado e rins.

A disfunção dessa glândula é chamada de Hipertireodismo ou Hipotireodismo. No Hiper, a tireoide tem um aumento na produção dos hormônios e no Hipo, uma queda nessa produção hormonal.

 

SINTOMAS NA DISFUNÇÃO DA TIREOIDE
HIPERtireoidismo HIPOtireoidismo
Perda de peso inesperada Ganho de peso inexplicável
Batimentos cardíacos rápidos ou irregulares Batimentos cardíacos lentos
Sudorese e irritabilidade excessivas Pele seca, descamação e rugosidade
Olhos inchados Olhos inchados
Fadiga, fome excessiva e intolerância ao calor Fadiga e sensibilidade ao frio
Dificuldade para adormecer ou insônia Ronco ou sonolência
Mudanças de humor ou nervosismo Depressão, difusão sexual e letargia
Menstruação irregular Menstruação irregular
Diarreia e tremor Constipação e dores nas articulações
Queda de cabelos Queda de cabelos e unhas quebradiças
Mais comum dos 20 aos 40 anos Predominante em idosos
O idoso pode não apresentar os sintomas Crescimento lento ou puberdade atrasada

 

Como a Acupuntura pode ajudar.

A Medicina Tradicional Chinesa considera as disfunções da tireoide como um evento relativo aos processos emocionais que remetem os pacientes a estados de angústia e frustração. Esse estado gera um acúmulo de mucosidade que compromete os Canais de Energia que passam pelo pescoço. Explicando de forma bem simplificada, o tratamento se dará no combate dessa estagnação e no direcionamento correto da energia.

O Hipertireoidismo tem natureza Yang e o portador dessa síndrome tende a dificuldade de concentração e dificuldades para se acalmar. No Hipotireoidismo de natureza Yin, o portador da síndrome estão sempre fazendo grande esforço para concluir suas necessidades diárias e trabalhando abaixo de seu potencial.

Com a Acupuntura, buscamos alcançar a Homeostase, onde o corpo se torna capaz de encontrar o equilíbrio na produção hormonal e no fortalecimento do sistema imunológico.

Nas Medicinas Tradicionais Orientais encontramos inúmeras formas de tratamento, mas em todas elas precisamos destacar que a melhora e principalmente a cura, sempre dependerão do paciente e das mudanças necessárias em seu estilo de vida.

 

Alberto Perez – Terapias e Curas

Acupunturista

Cel/Zap: (21) 98066-1339

                               Atendimento diferenciado, direcionado ao Bem-Estar do idoso.

 

Escreva um comentário

Share This