As redes sociais deixaram de ser um espaço dedicado, exclusivamente, à diversão e interação e passaram a ser uma ferramenta de apoio na divulgação do trabalho de profissionais autônomos ou de empresas.

Entretanto, para usar a internet com sabedoria e conquistar mais oportunidades de trabalho é preciso entender como usar redes sociais da forma correta.

Por isso, neste artigo, abordamos a importância de aderir às redes sociais para a divulgação do seu trabalho e também apresentamos dicas práticas para que você faça um bom uso dessas ferramentas. Confira! 

Por que usar redes sociais?

As redes sociais estão em crescimento. Somente no Brasil estima-se que cerca de 65% da população está conectada em pelo menos uma plataforma. 

Por essa razão, utilizar as redes sociais para divulgar seu trabalho é vantajoso, pois atinge um número maior de pessoas, principalmente se comparamos com meios tradicionais, como o boca a boca. Além disso, por serem, na maior parte, gratuitas, as redes permitem que você alcance seu público por um custo reduzido e obtenha um retorno positivo.

Como usar redes sociais? Dicas práticas!

Mais do que usar as redes sociais é preciso adotar estratégias que façam com que seu perfil alcance as pessoas da maneira correta. Acompanhe! 

Escolha a rede adequada para seu público

Existem diversas redes com objetivos distintos e, por isso, não adianta produzir conteúdos para todas elas sem saber em qual delas o seu público principal está. As principais redes sociais utilizadas no Brasil hoje são:

  • Facebook: destinada à publicação e compartilhamento de conteúdos em foto, vídeo e textos;
  • YouTube: plataforma de execução de vídeos;
  • Instagram: o foco principal são as imagens, vídeos e, mais recentemente, as histórias que somem depois de 24 horas; e
  • LinkedIn: plataforma profissional utilizada para o compartilhamento de experiências profissionais e textos sobre sua área de atuação.

Publique conteúdos relevantes

Conhecendo bem as redes e sabendo em qual delas o seu contato com o público será mais efetivo, é preciso pensar com sabedoria o tipo de conteúdo que será compartilhado.

Se você está em busca de oportunidades profissionais na área do cuidador de idosos, por exemplo, priorize conteúdos relacionados a esse assunto e invista em dicas e curiosidades sobre a atuação desse profissional

Valorize suas conquistas profissionais

Outra forma de conquistar mais visibilidade e ganhar autoridade do assunto é utilizar as redes para compartilhar suas conquistas profissionais. Para isso, use capacitações profissionais, cursos extras, experiências e novas parcerias ao seu favor!

Escolha boas fotos

A foto de perfil é a primeira impressão que fica no mundo digital. Por essa razão, procure optar por fotos mais sérias, com roupas sóbrias e que demonstrem uma postura profissional. Já nas postagens, sempre que possível, publique fotos com parceiros, em eventos ou cursos profissionais e evite fotos em ambientes muito informais que possam prejudicar a sua imagem.

Evite debates desnecessários

Na internet frequentemente nos deparamos com debates dos mais variados assuntos que acabam terminando em brigas que não levam a lugar algum. Como você não sabe o posicionamento de seus futuros contratantes ou parceiros, evite se expor nas redes sociais e procure usá-las para debater apenas assuntos ligados à sua área de formação.

Como melhorar a sua rede de contatos?

As redes sociais são aliadas na hora de criar uma rede de contatos profissionais, o chamado networking. Esses contatos são importantes para conseguir parcerias, indicações e trocas de informações que possam ser relevantes para a sua atuação.

Uma dica para melhorar sua rede de contatos é adicionar ou seguir pessoas que têm formação, interesses e atuação semelhantes aos seus. Além disso, acompanhe perfis de profissionais que são referência na sua área para se manter sempre atualizado.

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre como usar redes sociais? Como vimos, elas são muito importantes para quem está buscando por oportunidades de trabalho, por isso, dedique um tempo para deixá-las organizadas e o retorno poderá ser bastante produtivo!

Quer contar a novidade para seus amigos? Compartilhe este post em suas redes sociais agora mesmo!

Escreva um comentário

Share This