Você sabia que de todos os julgamentos que fazemos, nenhum é tão importante quanto o que fazemos de nós mesmos? Pois bem, é aqui que entra a definição de autoestima, que nada mais é do que uma avaliação, positiva ou negativa, que uma pessoa faz de si mesma!

Ter uma boa autoestima resulta em ter uma vida mais plena e consciente. Já o contrário, implica em uma vida limitada e insatisfatória, com sérias consequências, como a depressão e a ansiedade.

Neste post trazemos 4 dicas de como melhorar a autoestima. Confira!

Como melhorar a autoestima

Ao compreendermos que ter uma autoestima elevada faz com que tenhamos uma vida mais equilibrada e harmoniosa, mesmo com certos imprevistos, podemos nos comprometer a querer o melhor para nós mesmos.

A essa altura, você deve estar se perguntando se tal comprometimento não é uma tarefa impossível. A boa notícia é que não é impossível ter uma alta autoestima! Com pequenas atitudes é possível aumentar o conceito que temos de nós mesmos e, assim, desfrutar de um bom desempenho no trabalho, nas finanças, nas relações pessoais e, principalmente, em uma convivência mais saudável com a gente mesmo.

Veja a seguir 4 dicas para melhorar a sua autoestima!

1. Estar consciente

O primeiro passo para elevar o conceito que temos sobre nós, é viver conscientemente. Comece observando a si mesmo. Pense nos princípios e valores que você tem em sua vida. E, se for preciso reconsiderá-los, faça isso!

2. Praticar a autoaceitação

Aceite a si mesmo, no sentido de reconhecer os próprios limites e melhorar o que pode e deve ser melhorado. Evite se comparar aos outros, seja menos crítico consigo mesmo e entenda que todos nós temos limitações, que não nos tornam piores ou melhores que ninguém!

3. Ser mais responsável

Somos seres responsáveis por nossos pensamentos e nossas atitudes. E saber disso, nos deixa mais aptos para responder aos desafios da vida. Procure fazer escolhas conscientes para a sua vida. Reflita sempre antes de optar por alguma coisa. É importante saber que para toda a ação existe uma reação. E você deve estar sempre em primeiro lugar! 

4. Colocar metas na vida

Não espere o início de um novo ano para pôr em prática antigos sonhos. Comece a fazer aquele curso que há tempos você vem planejando, matricule-se na academia mais próxima de sua casa ou de seu trabalho, mude de emprego se não está satisfeito com o atual ou faça aquela viagem que vem adiando a tanto tempo! Enfim, quando o assunto é melhorar a autoestima, vale investir em novos projetos rumo a uma vida melhor.

Quem trabalha positivamente a sua autoestima, tem mais chances de tornar-se um vencedor, mesmo diante dos desafios da vida. Não existe idade para resgatar o que temos de melhor em nós mesmos. Esse comprometimento valerá cada esforço seu. Seus olhos terão um brilho diferenciado, o seu andar será mais natural e confiante e você terá mais satisfação em viver!

Deixe seu comentário no post se você gostou do artigo sobre como melhorar a autoestima!

Share This