Um dos itens fundamentais para a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a Anamnese, nos dias atuais, tem sido negligenciada. Essa ferramenta é parte de um todo e não somente um protocolo a ser seguido, com caráter decisivo para um diagnóstico correto e um tratamento eficaz.

A entrevista realizada pelo profissional se inicia na observação dos sintomas indicados pelo paciente, onde são procuradas desarmonias, numa avaliação de análise energética. O intuito será verificar se existem desarmonias ou hábitos que poderão ser modificados, como parte do tratamento. Na verdade, tudo que é falado será considerado como informação relevante.

Na MTC existem diferentes formas para a identificação dos problemas existentes, mas nesse texto abordaremos a forma mais clássica, com mais de 3000 anos de história. Os Antigos Chineses identificaram e mapearam 12 órgãos e vísceras, que controlam e regulam as funções do corpo humano. Por essa observação, conseguiam identificar doenças, sintomas, dores, desconfortos, instabilidade hormonal e qualquer outro desequilíbrio no funcionamento de um ou mais órgãos ou vísceras. Nesse mapeamento foram descobertos e classificados os meridianos, que são canais ou caminhos energéticos traçados no corpo, internamente ou até mesmo na superfície da pele, que passam por estes órgãos ou vísceras.

O profissional treinado e criterioso avalia quais os meridianos estão em desequilíbrio e baseado nisso, opta pelo melhor tratamento, decidindo que pontos devem ser usados. Essa escolha deve oferecer ao paciente o conforto automático, não só para a queixa principal, indicada no início da anamnese, mas também promoverá o equilíbrio de todo o conjunto físico, mental e emocional, proporcionando visível melhora do indivíduo.

Veja alguns exemplos de enfermidades que podem ser tratadas:

• Afecções na boca: dores e inflamações na gengiva ou faringe;
• Distúrbios do Sono: Insônias e suas causas;
• Gastrointestinais: gastrites, úlceras, prisão de ventre ou diarreia;
• Neurologia: dores de cabeça e enxaquecas;
• Oftalmologia: ressecamento ocular e infecções como conjuntivite;
• Ortopedia: dores relacionadas a postura e problemas nervosos, como dor ciática, parestesias nos membros e artrites;
• Psicologia: Ansiedade e depressão;
• Vias respiratórias: alergias como sinusite, rinite, asma ou bronquite. Prevenção de resfriados e fortalecimento do Sistema Imunológico,

A acupuntura pode se resumir como o serviço da busca humana por uma vida longa, feliz e saudável.

Alberto Perez – Terapias e Curas
Acupunturista
Cel/Zap: (21) 98066-1339
Atendimento diferenciado, direcionado ao Bem-Estar do idoso.

Se precisar de alguma informação, entre em contato pelo Whatsapp. 

Share This
× Fale com a Dila!