Em tempos em que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e as boas oportunidades de trabalho estão mais raras, focar no desenvolvimento da carreira e investir em capacitação profissional certamente é um diferencial.

Uma das áreas que tem sido bastante promissora, em virtude do envelhecimento da população brasileira, é a de cuidador. No entanto, para desempenhar essa função é preciso ter uma capacitação específica e, por isso, neste artigo vamos mostrar para você quais as vantagens do curso de cuidador de idosos.

Fazer um curso específico não é um gasto e sim um investimento pessoal e profissional. Então, se você ainda não está convencido sobre os benefícios de ter uma formação destinada a essa área de atuação, leia este post até o final que, provavelmente, mudará de opinião. Está preparado? Vamos lá!

1. Especialização

Atualmente, há uma grande procura por pessoas que se especializam em determinada área, por deter conhecimentos que são realmente relevantes para a profissão. E a profissão de cuidador de idosos exige uma série de conhecimentos que vão além de simplesmente gostar de ajudar ou cuidar das pessoas.

São funções desse profissional, dentre outras, auxiliar o idoso em suas atividades diárias, ministrar medicamentos, oferecer alimentação, prestar alguns cuidados como troca de curativos, dar banho e estimular o seu convívio social.

Essas atribuições não são aprendidas de um dia para o outro e, por isso, uma das grandes vantagens do curso de cuidador de idosos é oferecer a especialização necessária para que você possa desempenhar as suas funções com qualidade e profissionalismo.

2. Desenvolvimento de novas habilidades

É comum que o mercado de trabalho busque por pessoas que saibam conciliar as habilidades técnicas com as habilidades emocionais. Por essa razão, mais do que ser especialista em sua profissão e saber como cuidar das pessoas idosas, fazendo o que é esperado por esse profissional, um curso específico pode também ajudar a adquirir novas habilidades que vão além do cuidado físico.

O cuidador de idosos precisa desenvolver:

  • empatia, que é a capacidade de enxergar a dor outro a partir do seu ponto de vista e sem julgamentos;
  • inteligência emocional, que é ter maturidade suficiente para encarar as mais diversas situações da vida, levando em conta as consequências;
  • paciência e sensibilidade para entender que as coisas devem acontecer no tempo da pessoa idosa;
  • autocontrole para saber a forma e a hora certa de agir em situações extremas;
  • discrição para não expor os problemas da pessoa cuidada a terceiros;
  • resiliência, que é a capacidade de resistir à pressão dos problemas que podem ocorrer.

3. Empregabilidade

Empregabilidade é um termo de origem inglesa que expressa um conjunto de fatores como conhecimentos, habilidades e comportamentos, que tornam o profissional interessante para o trabalho que se propõe a desempenhar.

Funciona mais ou menos assim: quanto mais conhecimento você possui em seu ramo de atuação, maior será a sua empregabilidade, ou seja, sua chance de se tornar uma pessoa indispensável em um emprego, nesse caso, no cuidado de alguém.

Assim, outra vantagem do curso de cuidador de idosos é que ele prepara você para se tornar um profissional que as pessoas querem contratar, tendo em vista sua formação e seus conhecimentos.

4. Oportunidades no mercado de trabalho

Após fazer um curso que proporciona tanto conhecimento teórico quanto prático, além do desenvolvimento de novas habilidades, mais do que aumentar a empregabilidade, você terá chances reais de conseguir um bom emprego. Isso porque a capacitação profissional permite que você concorra a vagas cada vez melhores e mais vantajosas.

Além disso, você não precisa parar por aí! Capacitações como um curso de sinais vitais, procedimentos com pessoas acamadas ou de curativos são pontos positivos que agregam diferenciais ao seu currículo enquanto cuidador e possibilitam que você tenha acesso a ainda mais oportunidades dentro dessa área de atuação.

Ou seja, quanto mais capacitado, maiores as chances de encontrar opções de emprego que se adaptam ao seu perfil e necessidade.

5. Redes de contatos

A rede de contatos, também chamada no mundo dos negócios de networking, é uma das formas mais eficazes de alavancar a carreira. Ela pode ser construída ao longo de um curso de capacitação e fazer com que pessoas conheçam você, seu trabalho e suas habilidades.

Pode também gerar boas indicações e recomendações para novos empregos, além de ampliar sua rede de relacionamentos de forma consistente e proporcionar ótimas oportunidades de crescimento. Sem contar na possibilidade de fazer amigos e parceiros de trabalho.

6. Vivência com profissionais capacitados

Por fim, a última das grandes vantagens de um curso de cuidador de idosos listadas por este post é conhecer outros profissionais capacitados na área de atuação.

Isso acontece porque, normalmente, cursos técnicos, cursos livres, como é o de cuidador e também outros tipos de capacitação profissional, tem como time de professores pessoas que estudam muito sobre o tema, que já escreveram a respeito do assunto ou ainda profissionais que se destacaram no mercado de trabalho e têm um nome relevante.

Esse tipo de contato é interessante uma vez que você pode ter oportunidade de conhecer a vivência desse profissional, entender de que forma ele errou e acertou a partir de sua experiência no trabalho, ter acesso aos seus conhecimentos, entre outros pontos que ajudam a ter um conhecimento mais sólido da realidade do mercado.

Ademais, esse professor pode, além de transmitir o seu saber durante o curso, se tornar parte de sua rede de contatos, podendo render boas parcerias ou indicações futuras.

Neste artigo, pudemos ver 6 das principais vantagens do curso de cuidador de idosos. Vale destacar que ainda existem outras vantagens, dependendo da sua percepção em relação ao curso e ao trabalho, como crescimento pessoal, uma nova fonte de renda, além de poder ajudar as pessoas que possam estar em situação de vulnerabilidade.

De forma geral, se você gosta da profissão e se identifica com as funções, procure um curso que atenda às suas demandas e expectativas e se especialize.

Agora que você está convencido sobre a importância de investir em capacitação para exercer a profissão, entre em contato conosco e saiba mais sobre o curso de cuidador. Esperamos você!

Escreva um comentário

Share This