Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, se destacar na hora de conseguir uma vaga pode ser um grande desafio para muitas pessoas. Há uma série de fatores comportamentais que podem influenciar positivamente em um processo seletivo e, por isso, é muito importante seguir algumas dicas para entrevista de emprego.

Neste artigo, separamos uma lista com 5 indicações essenciais para quem quer sair na frente da concorrência e conseguir uma nova vaga no mercado de trabalho. Quer saber quais são? Então, continue a leitura e confira!

1. Pesquise bem sobre a vaga

Não se informar sobre a vaga e sobre a empresa para a qual está se candidatando é um erro comum a muitos candidatos. Isso pode gerar situações embaraçosas quando, por exemplo, o responsável pela contratação perguntar por que você quer trabalhar na companhia ou por que você se considera adequado para a vaga.

Para não cometer esse engano, pesquise sobre a empresa antecipadamente, atente-se para seus valores e sua missão, observe bem a descrição da vaga e descubra se você se enquadra no perfil buscado.

2. Atente-se à linguagem corporal

Nada melhor do que começar uma entrevista de emprego com um aperto de mão firme e seguro, pois essa atitude demonstra autoconfiança. Além disso, é preciso estar atento à forma de se sentar diante do entrevistador e evitar posturas de demonstram desleixo.

Não se esqueça, também, de se vestir  de acordo com o tipo de empresa que está oferecendo a vaga. Organizações mais tradicionais exigem formalidade, enquanto empresas mais modernas, como as startups, têm mais flexibilidade quanto ao tipo de roupa usado pelos candidatos.

3. Demonstre segurança

Uma das principais dicas para a entrevista de emprego é estar seguro. Por isso, na hora de conversar com o responsável pela contratação, demonstre confiança ao responder as perguntas propostas. Afinal, ninguém sabe sobre as suas experiências melhor do que você, não é mesmo?

Para evitar nervosismo, procure relaxar antes da entrevista, tenha uma boa noite de sono e alimente-se bem. Uma boa dica é pensar em respostas para as possíveis perguntas, assim, você estará mais preparado quando ouvi-las

4. Destaque as suas experiências positivas

Quando for questionado pelo recrutador, destaque as experiências positivas pelas quais já passou e procure falar sobre aquelas em que você teve um papel decisivo e que podem ser um diferencial para a vaga. Só não vale mentir, certo?

Se você está em busca do primeiro emprego, não se desespere! Você pode descrever experiências de estágio, cursos realizados, trabalhos voluntários, participação em associações de bairro ou comunidades religiosas, por exemplo. O importante é demonstrar que você consegue resolver problemas e está preparado para encarar um novo desafio.

5. Faça perguntas

Uma entrevista de emprego não deve ser uma via de mão única em que apenas o contratante faz as perguntas. Quando for oportuno, pergunte mais detalhes sobre o trabalho e sobre a empresa.

Essa atitude demonstra que você teve o cuidado de pesquisar e que realmente está interessado na vaga.

Por fim, entre as dicas para entrevista de emprego mais importantes, podemos destacar essas duas: seja você mesmo e mantenha a calma. Para conseguir mais oportunidades na área em que deseja atuar, respire fundo e experimente investir na sua capacitação profissional.

Se você gostou desse conteúdo e quer conferir outras dicas para se destacar no mercado de trabalho, aproveite para assinar a nossa newsletter e receba todas as nossas novidades em primeira mão!

Escreva um comentário

Share This